Origens
Muito antes da formação do planeta Terra, as partículas subatómicas que emergira dos primeiros instantes do BIg Bang formaram un plasma de hidrogénio e hélio.
a agua desde sempre procurou a partilha, quase que se viralizou para estar em todo o lado, provavelmente para funcuinar como uma interface.
Giulio pag 21
O univeverso era então uma sopa gastrónomimca de protoes e electroens condimentada con neutroes y outras particulas subatómicas... tudo a flutuar num caldo de raios X. ,,, Quado a temoeratura baixou até aos 4000°C, os nucleos tiveram condições de atrapar e reter os electroes . Os protoes uniram-se aos electroes e assim nasceram os atomos de hidrogenio.
Ball pag 30
No seu interior, os núcleos de hidrogénio fusionam-se, dando lugar à formação de elementos mais pesados: é o processo de fusão nuclear, e é também a forma como as estrelas realizam a nucleosintasis.
pag 31
O oxigénio é o terceiro elmento mais abundante do universo, detrás do hidrogénio e do hélio, cuja origem no Big Bang garantiza que ambos constituiem quase todo o material que conforma toda a estrutura da criação.
Pode surpreender o facto da água - a combinação dos dois elementos reactivos mais populares do universo - seja tão presente?
ball p 37
Nos primeiros tempos a Terra não seria um bom destino de férias, O calor dispendido durante o processo de formação e colisões criou um inferno.
Inclusive à quatro mil e quinhentos milhoes de anos a terra teve uma colisão com um planetesimo.... que arrancou material suficiente para depois vir a formar a lua, deixando o planeta a fervilhar, provocando a evaporação de toda a atmosera de então e deixou o pleta como uma bola de fogo a arder.
As colisões não foram apenas negativas, também possibilitaram a criaççao de uma atmosfera, agua e a possibilidade de vida.
ball pag 41...
!!!! meteoritos
cientista que estuda a pesença da agua nos meteoritos hoje em dia - caderno branco ?
Ball pag 43
Estes anos de formação foram tempos vaporosos na Terra, já que a água estava no céu, na atmosfera. Até que um dia, há mais de quatro mil quatrocentos e quatro mil milhões de anos, a temperatura da terra desceu o suficiente para que o vapor de água condensasse e um imenso oceano de chuva desprendeu-se dos céus, formando o que ainda hoje é azul quando visto dos céus - a Terra. *
In texto de O Homem que queria ser água.
Este ultimo parágrafo é um pouco enfatizado, pois certamente as coisas não aconteceram de uma forma instantanea. Mas foi desta forma que a água chegou à Terra, o planeta que como nos dizia James Lovelook, é "uma estanha e maravilhosa anomalía no nosso sistema solar.
J. E. Lovelock, Gaia, a New Look at Life on Earth, Oxford University Press, p. 157.
A água confunde-se com a Terra - algo pelo genero...
Porque é que a terra não se chama água, visto ser azul e maioritariamente água?
E já os Gregos diziam que a Terra, exatamente Gaia para eles, foi formada a partir do caos primordial - Caos é a raiz hipestemulogica para gás. E foi de gazes, do sol e dos planetas irmãos que a terra foi criada.